E nada melhor do que começar nosso blog com uma de nossas especialidades, certo? Vamos falar da famosa acupuntura!

Mas então, você já respirou hoje? A pergunta pode causar estranhesa, mas a maioria das pessoas não sabe usar a respiração à seu favor. Saiba mais sobre a respiração e dos benefícios da acupuntura para a sua vida:A acupuntura é a arte de reequilibrar as energias do corpo através da inserção de agulhas em determinados pontos localizados na pele. Mas, você sabe que energias são essas?


blog2

A acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa tem suas bases no Taoismo e, para este, as energias que circulam em nosso corpo recebem o nome de Qi e de um modo bem simples, esse Qi (energia ou sopro) pode ser Yin ou Yang. O Yin é o sopro mais denso e o Yang o sopro mais sutil. Não existe boa ou má: elas são apenas complementares.

A energia Yin recebemos dos alimentos e a Yang da respiração. A energia da respiração fornece combustível para que os órgãos do nosso corpo transformem os alimentos e a energia vinda da própria respiração em força para nutrir todo nosso ser e realizar todas as tarefas necessárias, desde encostar o dedo na ponta do nariz a fazer cálculos complexos ou manter funcionando todas as nossas funções orgânicas.

Os taoistas e yogues sempre souberam o papel fundamental da respiração na manutenção da vitalidade e da jovialidade. Muitos pacientes referem ter insônia, ou apresentam distúrbios do sono, ou simplesmente sentem-se ansiosos e custam a dormir. Controlar a respiração durante o dia é uma boa maneira de evitar os roncos noturnos, por exemplo.

blog3

Respire sempre lentamente durante o dia, pois isso ajuda a renovar as energias e estende os benefícios da acupuntura. É importante mesmo para quem não pratica a acupuntura. Quem ronca, por exemplo, gasta energia demais tentando respirar e não usa os benefícios reparadores da respiração ao seu favor. É claro que problemas funcionais, como por exemplo desvio de septo nasal, respiração bucal e excesso de peso, não permitem um sono reparador e sem roncos. Nestes casos esses problemas deveriam ser corrigidos o mais brevemente possível.

Apesar de acupuntura resultar da aplicação de agulhas na pele, você pode equilibrar suas energias, diminuir sua ansiedade, controlar a raiva e o stress com exercícios simples. Respirar é um deles.

Fonte: Tudissima.com

— 14 de agosto de 2015
          facebook twitter plus insta linkedin