CANELITE

A Canelite é a denominação dada a uma inflamação dos tecidos moles da perna (canela), tendões, músculos e periósteo. É conhecida também, popularmente, como síndrome de estresse do medial tibial ou periostite medial de tíbia.

A patologia é dividida em dois tipos: Canelite anterior (mais frequentes), onde a dor irradia para o lado anterior e lateral da perna e a Canelite posterior, em que a dor irradia para o lado posterior e medial da perna, indo até a parte central do tornozelo, manifestando-se, geralmente, ao mesmo tempo, nas duas pernas.

Esta síndrome atinge, na sua grande maioria, atletas, praticantes assíduos de caminhadas, futebol, ciclismo, ginástica rítmica, onde os terrenos apresentam muita irregularidade, terrenos acidentados e duros, causando com o tempo o problema, devido ao constante impacto na região em foco. A consequência disso é o surgimento de dor, que tende a se agravar com a prática contínua de exercícios físicos sobre a região.

Prevenção

Certos cuidados preventivos são aconselháveis como o uso de calçados adequados; calcanheiras para reduzir o impacto; respeitar o ritmo do corpo, não forçando-o exageradamente, criando o estresse físico; preparar o corpo fazendo alongamentos e exercícios de fortalecimento antes de executar exercícios pesados; procurar sempre um monitoramento de conduta esportiva adequado para não cometer excessos fatais na musculatura.

button-37

Sintomas

• Fraqueza na musculatura do tornozelo e da perna (pronação do tornozelo). É quando se coloca o peso sobre o pé na sua parte posterior perdendo a sustentação;
  • Deformação do arco plantar;
  • Contração inadequada do músculo sóleo (músculo da panturrilha) que, com sua contração, produz movimento de flexão plantar do tornozelo (colocar a ponta do pé para baixo), movimento que ocorre quando dá-se o impulso da corrida com o pé quase saindo do solo. Na Canelite esse músculo se contrai antes, prejudicando o impulso e gerando o estresse no osso da canela (Tíbia).

• Presença de dor na parte frontal da canela, sendo que ela se intensifica no início e no término dos exercícios (treinos), por conta do aquecimento físico e aumento do fluxo sanguíneo, amenizando a dor. Porém, depois de algum tempo, devido ao aumento de pressão sobre a canela, a dor aumenta novamente.
  • A dor pode ocorrer de maneira constante, inclusive sob repouso.
  • Dor na panturrilha;
  • Aumento de temperatura e vermelhidão na região;
  • Dor ao apalpar a canela;
  • Surgimento de fratura por estresse da Tíbia.

Diagnóstico

Para se diagnosticar a Canelite, o exame por imagem é extremamente importante, tanto para o ortopedista como para o paciente, oferecendo uma posição mais clara do quadro clínico e identificando se o caso é mesmo de canelite ou de uma fratura por estresse. O grau de gravidade de cada um é bem diferente, demandando procedimentos específicos e diferenciados para o tratamento.

Leia mais: Crossfit, benefícios e cuidados a serem tomados com essa nova moda fit.

Tratamento

Baseado no diagnóstico, o tratamento da Canelite deve ser ministrado pelo fisioterapeuta, que segue uma análise da prescrição médica, a qual faz uso de anti-inflamatórios e analgésicos, proporcionando alívio da dor e de todas as limitações causadas pela síndrome.

A fisioterapia é inserida como recurso na restauração da situação anterior ao trauma, diminuindo sensivelmente a dor.

Suas variadas técnicas de tratamento vêm viabilizar, com eficácia, a recuperação do paciente. São elas:

• Termoterapia: utiliza, alternadamente, calor e frio, agindo termicamente nos tecidos moles e nos ossos.

• Ultrassonografia terapêutica: é aplicada massageando a região com a ajuda de substância gelatinosa. O tratamento se caracteriza por transferir energia mecânica para as moléculas do tecido lesionado.
  • Tratamento de ondas de choque: é ministrado um tipo de energia mecânica e não um choque elétrico, que penetra no tecido lesado criando o fenômeno da “cavitação”, que é o rompimento de microbolhas, formando microrroturas no tecido inflamado, proporcionando a liberação de substâncias anti-inflamatórias. Este procedimento estimula a microcirculação local do sangue.

FONTE:

— 29 de dezembro de 2016