DRENAGEM LINFÁTICA: BENEFÍCIOS E CURIOSIDADES

 

Esteticistas comentam muito sobre a drenagem linfática e seus benefícios. Mas, você sabe exatamente para o que ela é indicada e quem não deve usá-la? Então, confira essas e outras curiosidades:

 

1)  A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula e potencializa o funcionamento do sistema linfático. Com isso, toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais, responsáveis por inchaços e agravantes de celulite, são eliminados. Ela dever ser realizada com diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves, devendo ser realizada por um profissional qualificado, fisioterapeuta, esteticista ou ainda um terapeuta apto para a massagem. Segundo estudos científicos da Universidade de Fortaleza, a drenagem linfática manual é, incomparavelmente, mais eficiente que a drenagem feita por aparelhos mecânicos.

 

2)  A linfa, que circula nos vasos linfáticos, é o líquido responsável pela saída do excesso de água e resíduos metabólicos que ficam nos tecidos entre as células. A drenagem linfática tem por objetivo tornar todo esse processo mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células.

 

3)  Existem diferentes técnicas de drenagem, mas, em todas, os movimentos realizados devem obedecer ao fluxo, a sequência e a disposição superficial dos vasos do sistema linfático. Uma das opções utiliza movimentos precisos, lentos e contínuos, partindo de um ponto específico na região a ser tratada, associados à aplicação de bandagens na área imediatamente tratada.

 

4)  Com a circulação sanguínea mais ativada pela drenagem, alguns benefícios são a maior resistência imunológica, a melhora no contorno corporal e a diminuição de inchaços e celulites. No caso da celulite é possível ser eliminada, desde que o problema esteja no início. Mas, com certeza, a drenagem previne maiores formações. Qualquer que seja a causa da celulite – má alimentação, sedentarismo, cigarro ou alterações hormonais – o problema começa com um processo de retenção de líquido que levará á má oxigenação do tecido, endurecendo até formar nódulos. A drenagem eliminará o líquido excessivo e quebrará o ciclo vicioso da celulite.

 

5)  Pode contribuir na prevenção da flacidez da pele, pois o organismo consegue produzir um tecido com melhor qualidade nutricional a partir da eliminação do excesso de toxinas metabólicas. Mas não recupera a já existente.

button-37

6) Se o intuito da drenagem for terapêutico, ou seja, alguma doença, alteração do corpo ou cirurgia onde o médico tenha indicado drenagem, ela irá agir por si só. No entanto, se o intuito é modelar o corpo, é necessário ir além da drenagem e adotar uma mudança de hábitos alimentares. Algumas atividades físicas também podem ser associadas à massagem. Para saber o que é mais adequado, é preciso fazer uma avaliação com um profissional especializado em drenagem. Cabe ao especialista orientar qual alimentação ou atividades físicas são mais adequadas, assim como se existe alguma alteração no seu organismo que pode estar prejudicando a perda de peso. Junto com a drenagem linfática pode-se ainda associar o uso de aparelhos e outros procedimentos estéticos que auxiliam na redução de medidas, como ultrassom, massagem modeladora, massagem relaxante, pré e pós-operatório.

 

7) Pode ser feita manualmente ou através de aparelhos. Como os gânglios linfáticos se localizam sob a pele e acima dos músculos, a massagem deve ser feita com movimentos de pressão leve, rítmicos, suaves, lentos, relaxantes e precisos, com os dedos ou as mãos, de acordo com a parte do corpo. Nesses movimentos não se deve usar a força, pois isso pode levar ao rompimento de vasos, causando hematomas e podendo trazer algumas complicações para o paciente. Essa massagem também tem efeitos relaxante e tranquilizante.

 

8) Diminui os sintomas na TPM. A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas que se inicia até quinze dias antes da menstruação e cessa no início do fluxo menstrual. Atualmente, muitos estudos estão comprovando a existência dos sintomas desta síndrome durante toda a menstruação e um pouco após o término também. Isso se dá entre outros motivos pela mudança de hábitos sociais, estresse e má alimentação, reduzindo a resposta nervosa para inibir a produção dos hormônios no momento certo. Trabalhando a circulação sanguínea por meio da drenagem linfática, é possível normalizar um pouco melhor essas taxas hormonais, melhorando o bem-estar e ganhando mais saúde.

button (45)

 

9) Costuma ser muito indicada durante a gravidez, já que a retenção de líquidos é uma das características mais marcantes nesta fase da vida da mulher. Isso acontece porque, para dar conta do novo ser que está sendo gerado, o corpo da mãe aumenta o volume sanguíneo em quase 50%, fazendo com que os líquidos dos capilares transbordem, causando o inchaço. Porém, a drenagem somente pode ser realizada por um profissional especializado em gestantes, pois a massagem requer alguns cuidados fundamentais e algumas adaptações para o beneficio da mãe. A grávida precisa, inclusive, de uma prescrição médica para o início do tratamento.

 

10)  Para obter bons resultados com a drenagem são necessárias no mínimo 10 sessões, feitas de uma a três vezes por semana, sendo uma semana seguida da outra. Após esse período, o paciente deve ser avaliado para analisar a necessidade de cada caso. É fundamental a realização de atividades físicas – de preferência aeróbicas – como caminhada, corrida, natação e bicicleta, como também a mudança de hábitos alimentares.

 

11)  É contraindicada em alguns casos. Entre eles estão pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos, em processos infecciosos, diagnóstico de tumores, abcessos, nódulos não identificados. Se estiver com alguma doença ou em outra situação que cause dúvida sobre a possibilidade de apostar na técnica, busque uma avaliação médica. É o especialista que dirá se você pode ou não se submeter ao tratamento. Não é necessária prescrição médica, exceto nos casos de drenagem para grávidas, pós-cirúrgico ou mastectomia, que são casos específicos, indicados somente para fisioterapeutas aplicarem o método.

 

 

FONTE:

https://beleza.terra.com.br/confira-8-curiosidades-sobre-drenagem-linfatica,89f830f5e0e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/drenagem-linfatica.htm

http://www.personare.com.br/mitos-e-verdades-sobre-drenagem-linfatica-m2087

http://www.drenagemlinfatica.net.br/

 

— 12 de janeiro de 2017
          facebook twitter plus insta linkedin